MARCA PESSOAL: VOCÊ SABE GERENCIAR A SUA?

Quando falamos em construção de carreira, muitos aspectos estão em jogo. Sempre que trabalhados de modo estratégico, eles podem ajudá-lo a definir o seu sucesso. Neste contexto, um dos elementos-chave é a sua marca pessoal. Por mais incrível que pareça, muitos profissionais esquecem que tão importante quanto executar e conquistar resultados é saber projetar todos esses feitos. Afinal, só assim as pessoas saberão do que você é capaz. Mas, e como fazer marketing pessoal do jeito certo?

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem nortear a construção da sua marca pessoal e, principalmente, a sua gestão. Entenda o conceito de personal branding e saiba como fazer diferente para se destacar no meio da multidão.

# 1 Muito além da imagem

Em seu livro intitulado “Personal Branding“, Arthur Bender lembra que é preciso ter clareza sobre um aspecto: a imagem pessoal é parte fundamental do processo na gestão da sua marca, mas não é tudo.  

Bender sugere que o leitor pense em sua vida como se fosse uma empresa para entender o que significa essa lei. “Nenhum produto no mundo vai vender somente pela embalagem. Você precisa pensar no conjunto todo: no produto você, na embalagem você, no marketing da sua marca, na comunicação da sua marca, no gerenciamento do seu DNA de marca, na sua genética e nos seus valores. Você precisa saber como comunicar sua diferença de valor e a sua promessa de valor”, destaca Bender.

#2 Construa uma história

Normalmente, quando uma marca coleciona milhares de fãs, ela tem uma boa história para contar. É com um enredo criativo e personagens humanos e inteligentes, que as marcas conseguem conquistar o público. As pessoas se identificam com a história e logo com a marca. De acordo com Bender, da mesma forma que as marcas, os profissionais também devem tecer suas histórias. Afinal, “verídicas ou não, são elas que embalam nossos sonhos pessoais, ajudam a colorir a relação que temos com a marca e estabelecem laços mais fortes além do mero consumo. É como se inconscientemente disséssemos: que história legal, essa história tem muito a ver comigo, com os meus sonhos, com as minhas crenças e aspirações.”, explica ele.

Daí, a importância de cada profissional ter uma história autêntica para contar e assim, fortalecer sua marca. Bender afirma que “é preciso construir e contar uma história de acordo com a sua trajetória de vida, de preferência real, que tenha relevância para a sua audiência, coerente com os valores que estamos trabalhando”, e conclui: “de nada adianta você construir uma história que não tenha vínculos com os valores propostos no DNA de marca ou que seja fora do contexto.”

# 3 Use a internet a seu favor

Hoje é bem possível que mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente, as pessoas te encontrem on-line. Por isso, garanta a qualidade das imagens e do conteúdo sobre você em todos os ambientes virtuais. Afinal, tudo o que é lançado nestes canais  compõem o seu cartão de visitas.

Vale, inclusive, fazer um planejamento de produção de conteúdo digital usando diferentes formatos. Com boas histórias, informações relevantes e imagens de qualidade e vídeos curtos sobre temas interessantes, você projeta sua marca pessoal, pode engajar seu público e conquistar uma boa audiência on-line.

#4 Busque visibilidade

Tão importante quanto o conteúdo e a história é a estratégia de divulgação. As pessoas precisam saber que você existe e, principalmente, conhecer a sua marca pessoal e os seus diferenciais. Por isso, você deve investir pesado na comunicação: da criação de logomarca, cartões de visita, websites, e-mails,  participação intensa em eventos, workshops, palestras, seminários, porque tudo isso é estratégia para se manter em destaque e ter os mais diversos contatos.

Se não quiser ousar tanto, faça o básico: tenha um cartão de visita sempre à mão, faça networking de qualidade e mantenha seus perfis em redes sociais sempre atualizados. Já é um bom começo! 

#5 Características fundamentais e aprendizado constante

Uma marca pessoal de sucesso deve reunir também outros atributos elementares como pontualidade, boa aparência e autoconfiança. São características que resumem a sua personalidade e o seu comportamento  por isso dizem muito sobre quem você é.

Além disso, na construção da sua personal branding, é fundamental  mostrar que você está em constante movimento, buscando aprendizado e aprimoramento profissional. Sempre que possível, invista em cursos e treinamentos. Você pode inclusive, promover capacitações e ministrar palestras. A lógica do compartilhamento de conteúdo e do diálogo é ponto forte de qualquer marca, e pode se converter no seu diferencial. 

Viu só? Construir e gerenciar uma marca pessoal de sucesso pode ser mais simples do que você pensa. O segredo é continuar fazendo do jeito certo, mas com o foco voltado para elaborar estratégias de divulgação e dar mais visibilidade à marca.